Unidades móveis do CIES prestam atendimento na região da Lapa

Recentemente houve o deslocamento do Vale do Anhangabaú para a Lapa com intuito de melhorar a distribuição de atendimentos aos pacientes

O programa “Hora Certa Móvel”, parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) e a Prefeitura de São Paulo, que tem o objetivo de reduzir a fila de espera na rede pública por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), deslocou recentemente sua arena de atendimento do Vale do Anhangabaú para o bairro da Lapa, região centro-oeste da capital. O intuito da mudança é melhorar a distribuição de atendimentos aos pacientes.

Foram mais de 15 mil procedimentos realizados entre dezembro de 2013 e julho 2014. Desde o início da ação, no Vale do Anhangabaú foram feitos 134 exames de endoscopia, 21 colonoscopias, 1.669 ecocardiografias, 14.271 ultrassonografias e 835 eletroneuromiografias.  Além de exames, o programa ainda realizou pequenas cirurgias e consultas pré-cirúrgicas. No período, foram 556 pequenas cirurgias como verrugas, cistos, lipomas, e um total de 722 pacientes atendidos em consultas. Cirurgia de catarata também é realizada na carreta, 30 cirurgias foram feitas e 209 consultas encaminhadas nesta especialidade.

No setor de urologia, foram 58 cirurgias de fimose e 166 consultas, já para cirurgia de hérnia 15 pacientes receberam atendimento e 58 passaram por consulta. Em ortopedia, foram 13 cirurgias e 32 consultas. Vale ressaltar que a Carreta Cirúrgica do CIES, é regulamentada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e além disso todos os pacientes realizam exames de laboratório, como Raio-X do tórax e eletrocardiograma.

A arena dispõe de uma carreta com alto avanço tecnológico acoplado a uma enfermaria, uma carreta com dois avanços cirúrgicos, dois boxes da saúde, dois boxes para recepção e conta com a Van da Saúde. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e, aos sábados, das 8h às 18h aos moradores da região encaminhados, via UBS (Unidade Básica de Saúde).

Local: Av. Queiroz Vieira Filho nº 313 – Lapa – Estacionamento do Pronto Socorro Municipal da Lapa