Carreta da Saúde realiza retornos em São José dos Campos

A Carreta da saúde do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) volta a realizar atendimentos nas regiões Sul e Leste de São José dos Campos. Estão sendo feitos retornos de consultas e exames solicitados aos pacientes na primeira estada da Carreta nos locais.

Já foram mais de 17 mil atendimentos desde que a Carreta chegou na cidade, em fevereiro. No período de novembro a dezembro a Carreta conclui os retornos médicos simultaneamente nas duas regiões.

Com 15 metros de comprimento e um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m², a Carreta conta com quatro salas de atendimento climatizadas e equipadas com aparelhos de diagnóstico de alta tecnologia. É nesta estrutura que estão sendo realizadas consultas de cardiologia, gastroenterologia, otorrino e urologia. Também são feitos exames de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, teste ergométrico, audiometria, nasovideolaringoscopia, estudo urodinâmico e eletrocardiograma.

Considerado o maior hospital sobre rodas do mundo, o centro médico ainda possui áreas de esterilização, duas salas de espera e um elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

Por meio de uma parceria entre a prefeitura de São José dos Campos e o Projeto CIES, a Carreta da Saúde deve fica na cidade até o início de 2013, atendendo todas as regiões. Roberto Kikawa ressalta que esta parceria contínua é importante. “Já rodamos por várias cidades do Brasil fazendo atendimentos, mas esta é a primeira vez que ficamos um ano inteiro em diferentes bairros, podendo levar o atendimento médico à cada comunidade e, assim, gerando impactos socioeconômico extremamente eficientes, pois chegamos próximo do paciente por um baixo custo”, analisa.