CIES aumenta oferta de vagas para cirurgias de pterígio

CIES aumenta oferta de vagas para cirurgias de pterígio

Com 490 vagas, junho tem a maior oferta de vagas dos últimos 12 meses para cirurgia de pterígio nas unidades do CIES Global em São Paulo. Os procedimentos serão realizados na Unidade Móvel Lapa e nos Hospitais Dia Ipiranga e Santo Amaro. O número atual representa um crescimento de 390% em relação ao mesmo mês de 2018.

O CIES Global utiliza a técnica mais moderna para o procedimento, em que não é necessário dar pontos com fios, ressalta o coordenador de Oftalmologia da organização, Edmilson Mariano, diminuindo o desconforto do paciente. A média é de alta com o retorno ao médico em 15 dias após o procedimento. 

Para aliviar a espera pela realização do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o CIES já ofertou este ano mais de 1500 vagas de cirurgia de pterígio. O número é quase o triplo do que foi ofertado no último semestre do ano passado. Entre abril de 2018 e março de 2019, o CIES foi o responsável pela realização de quase 27% das cirurgias de pterígio do município.

Esta é a primeira vez desde junho de 2018 em que o HD Ipiranga irá realizar o procedimento. A maior parte das vagas (240) é ofertada na Arena Lapa, a principal referência do CIES para a realização da cirurgia.

PTERÍGIO

pterígio é uma lesão benigna causado pelo crescimento da conjuntiva (o tecido que reveste a parte interna do olho) na área exposta do olho, do canto nasal do olho em direção à córnea. Ainda não há causa conhecida, mas estudos apontam para a iluminação solar como fator de estímulo.

Normalmente, esse crescimento acontece de forma lenta a partir dos 25 anos e pode estagnar. Em alguns casos, contudo, essa lesão pode recobrir a pupila e interferir na visão. Nestes casos, é indicada a cirurgia.

Os sintomas clínicos podem ser vermelhidão no olho, sensação de corpo estranho, dor, irritação, sensação de que algo está arranhando o olho. Já as complicações mais comuns são distorção visual porque o tecido atingiu a córnea, redução da acuidade visual e até acidentes domésticos devido à cobertura do eixo visual.