Projeto CIES participa de encontro com SITAWI – Finanças do Bem

No município de São Paulo, aproximadamente 5.350 mulheres tem potencial para serem diagnosticadas com câncer de mama até o final deste ano. No Brasil, são mais de 66 mil possíveis casos no mesmo período. A estimativa é do INCA (Instituto Nacional de Câncer). O câncer de mama é o segundo que mais acomete as mulheres e a segunda maior causa de morte.  

Os números, no entanto, foram estimados antes da pandemia do coronavírus, quando os atendimentos eletivos tiveram de ser interrompidos visando redução do contágio do vírus no país, tornando 2020 um ano desafiador para o acesso à saúde pública no Brasil. 

Diante deste cenário, diversas consultas precisaram ser remarcadas e os diagnósticos, entre eles os de câncer de mama, foram atrasados. E, quando o assunto é saúde, todos sabem que a descoberta precoce é o melhor remédio. Por isso, agora que a situação dos atendimentos está sendo, aos poucos, normalizada, caso você tenha algum agendamento, é imprescindível comparecer no dia e horário.

O outubro rosa é celebrado anualmente, justamente, para conscientizar as mulheres quanto aos cuidados com a sua saúde e reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ocorrer até mesmo antes de os sintomas se manifestarem, elevando o índice de cura e proporcionando tratamentos menos invasivos.

É nessa etapa que entra o CIES Global, peça fundamental para o cuidado da mulher no município de São Paulo. A instituição é responsável por realizar 1.000 mamografias por mês na capital paulista. 

Tão importante quanto realizar o exame de mamografia ou a ultrassonografia de mama para o diagnóstico precoce de câncer, são os cuidados preventivos, relacionados a prática de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividades físicas periódicas, manutenção do peso e consumo reduzido de álcool. Tais comportamentos podem evitar até 30% dos casos de câncer.