Prefeito Fernando Haddad visita Arena Norte do Projeto CIES

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, realizou uma visita técnica na Hora Certa Móvel- Arena Norte, uma parceria entre a prefeitura da cidade e o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). O encontro, que aconteceu no último dia 20 de março, reuniu também Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, José de Fillipi e o fundador do Projeto CIES, Roberto Kikawa.

“O CIES foi escolhido pela inovação. Ele é pioneiro nessa parceria com a Prefeitura e isso está dando muito certo. Tenho o maior orgulho de trabalharmos juntos no Hora Certa”, disse Fernando Haddad. Para que as pessoas tenham uma ideia: só na zona norte de São Paulo nós derrubamos em 79% a fila de exames graças a essa parceria. Imagina para a população que, quando faz um exame no Hora Certa, no mínimo ele sairá com um diagnóstico preliminar. Então, se a pessoa tem uma coisa muito grave, você já faz o encaminhamento. Mesmo se ela continuar na fila, ela sabe qual é problema dela e quando é grave a gente salva vidas, como já aconteceu várias vezes”, finaliza o prefeito.

Hora Certa Móvel – Arena Norte

Desde abril do ano passado, a arena Hora Certa Móvel está funcionando no pátio da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, e já realizou mais de 84 mil exames em menos de um ano de atividades. O programa é uma parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) – criador e operador das unidades móveis de atendimento médico – e a Prefeitura do Município de São Paulo.

O programa Hora Certa Móvel se integra à rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade e tem como objetivo agilizar a realização de exames, reduzindo a fila de espera dos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O grande diferencial é o benefício que o paciente tem de sair com o resultado do exame no mesmo dia e por ainda contar com uma estrutura médica de qualidade na região em que mora”, diz Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES. O exame com maior demanda na região é a ultrassonografia, que teve uma média de 10 mil pacientes atendidos nos dois primeiros meses de 2015. No mesmo período, foram realizadas 834 endoscopias, 252 colonoscopias, 90 nasovideolaringoscopias, 588 ecocardiogramas e 858 eletroneuromiografias, exame que chegava a ter fila de espera de quatro anos.

Na zona norte, a arena já esteve na região da Freguesia do Ó/Brasilândia, com a realização de 37.902 exames, e em Pirituba, onde as carretas permaneceram três meses e foi zerada a fila de espera por ultrassonografias. O Hora Certa Móvel de Santana atende pacientes encaminhados pelas UBS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.